Ninho Hospital Veterinário

Colapso de Traquéia

21/12/2020

Colapso de Traquéia

O colapso de traqueia ocorre pela obstrução parcial das vias áreas, sendo considerada uma alteração degenerativa e progressiva, bastante comum em pequenos animais. Algumas raças são predispostas ao colapso de traqueia, como:  Yorkshire Terrier, Maltês, Pinscher, Poodle, Spitz Alemão, Shih-Tzu, Chihuahua e Pequinês.

A traqueia é composta por aneis de cartilagem, que em decorrência de fatores variados, podem apresentar fraqueza e consequente diminuição do lúmen traqueal, seja em uma porção ou em toda sua extensão. Os principais fatores causadores desta fraqueza são os genéticos, a senilidade, os traumas ou ainda o sobrepeso.

Como primeiros sintomas, os cães podem apresentar tosse seca, mímicas de vômitos e dispneia, esta geralmente após excitação, exercícios físicos ou ainda após ingestão de água e alimentos. Com a evolução da doença os sintomas se agravam e observa-se angústia respiratória, mucosas pálidas/cianóticas e ainda desmaios. O diagnóstico baseia-se na união dos sinais clínicos e exames complementares, como raio-x da traqueia cervical e torácica, porém, em casos iniciais, a diminuição do lúmen traqueal ainda não pode ser visualizada na radiografia. Outro exame complementar utilizado é a traqueobroncoscopia, que avalia o interior e toda extensão da traqueia.

Outras doenças respiratórias apresentam sinais clínicos semelhantes aos do colapso de traqueia, como a traqueobronquite infecciosa canina, hipoplasia da traqueia ou bronquite crônica. Sendo assin, o diagnóstico correto é fundamental.

O colapso de traqueia não tem cura, mas com tratamento adequado vai proporcionar maior qualidade de vida para o paciente. O tratamento deve ser instituído apenas pelo médico veterinário responsável e é dependente do quadro clínico, da gravidade dos sintomas e da extensão do colapso.

Ao observar os primeiros sintomas, consulte seu veterinário. O diagnóstico precoce é a chave para o sucesso no tratamento dessa doença. Proteja e cuide do seu companheiro.

Maraína Basso Guterres - CRMV 12935 - Médica Veterinária, Especialista em Clínica Médica e em Diagnóstico por Imagem


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário