Ninho Hospital Veterinário

Câncer de mama em pets

06/01/2021

Câncer de mama em pets

Você sabia que seu pet também pode ter câncer de mama?

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), os tumores mamários atingem cerca de 45% das fêmeas caninas. Enquanto que nas fêmeas felinas essa taxa é em torno de 30%. O câncer de mama também é a principal causa de morte de cães idosos (Fighera et al. 2008).

A castração do animal é a forma mais segura de reduzir as chances de se desenvolver um câncer de mama. Estudos mostram que a castração realizada antes do primeiro cio reduz 99,5% o risco de desenvolvê-lo. Já após o primeiro cio a porcentagem cai para 92%, e depois do segundo cio as chances se reduzem a 74%, segundo Fonseca e Daleck (2000).

Os tumores podem afetar tanto caninos como felinos, principalmente animais idosos com idade média de 10 anos, não castradas ou castradas tardiamente. Eles ainda podem estar associados ao uso de progestágenos, também conhecidos como vacinas anti-cio (JOHNSON C., 2006).

O diagnóstico precoce do seu bichinho ajuda a diminuir a progressão dos tumores, dando uma maior expectativa e qualidade de vida para ele.

 

Eduardo Everling - CRMV 17536


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário