12/01/2021
Os vírus da Imunodeficiência Felina (FIV) e Leucemia Felina (FeLV) são duas importantes causas de doenças graves nos gatos. Ambos são retrovírus, que são somente transmitidos entre os felinos.
A FIV compromete o sistema imunológico dos gatos, predispondo o animal a infecções e neoplasias. O vírus é normalmente transmitido pelo contato direto entre animais sadios e infectados, principalmente através de mordidas e arranhões. O contágio também se dá por outras vias, como coito, transfusão sanguínea e pela mãe para os filhotes.
A FeLV apresenta sinais clínicos variáveis e inespecíficos, sendo normalmente mais encontrados nos animais as neoplasias, imunossupressão, anemia, perda de peso e febre. Sua transmissão se dá basicamente pela saliva. Sendo assim, um gato doente pode infectar os outros gatos que convivem no mesmo ambiente através da lambedura e compartilhamento de potes. A transmissão também se dá através de secreções nasais, fezes e urina.
Ambas as doenças são silenciosas, os portadores podem viver anos sem apresentarem alterações, por isso é de fundamental importância aa realização do teste para diagnóstico e controle da doença, sendo que nenhuma delas apresenta cura até o momento.
A prevensão torna-se de suma importância. É necessário evitar que os animais tenham acesso à rua, e consequentemente contato com gatos infectados. Deve-se vacinar contra FeLV os animais que apresentam situação negativa. Já contra a FIV ainda não existe vacina disponível no Brasil.
Luciana Hermes Dutra - Médica Veterinária, Esp. CRMV/RS 12694