Ninho Hospital Veterinário

Alergia em cães

19/01/2021

Alergia em cães

As doenças alérgicas na medicina veterinária representam grande parte do dia a dia das consultas clínicas. Sabe-se que pelo menos 30% da população canina mundial possui Dermatite Atópica.

 

A Dermatite Atópica é uma doença de caráter crônico, ou seja, uma doença que não possuiu cura. No entanto, o diagnóstico precoce poderá oferecer uma melhor qualidade de vida aos cães afetados.

 

Os principais sinais clínicos são a coceira, lesões pelo corpo e otite. Os cães podem iniciar tais sintomas a partir dos 6 meses de idade.

 

O diagnóstico de Dermatite Atópica é clínico, realizado no próprio consultório veterinário, após exclusão de outras doenças, que também apresentam coceira e feridas, como por exemplo, as infecções por parasitas, entre elas as sarnas e Leishmania, ou por microorganismos como bactérias e fungos. Os cães ainda podem ser alérgicos às proteínas do alimento e/ou do ambiente, como ácaros da poeira ou polens de gramíneas.

 

Em um primeiro momento o tratamento visa reduzir a coceira dos pacientes e controlar as lesões, para posteriormente buscar-se a causa da alergia e assim ser possível o tratamento individualizado de cada paciente. Desta forma permitindo a eles melhoras na qualidade de vida.

 

Desydere Trindade - CRMV 11168


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário