Ninho Hospital Veterinário

Alotriofagia, um transtorno comportamental. Você sabe o que é?

17/02/2021

Alotriofagia, um transtorno comportamental. Você sabe o que é?

A alotriofagia, ou também conhecido como "síndrome de pica" ou "apetite pervertido", é um transtorno comportamental que leva à ingestão de substâncias não alimentares, de forma aleatória e por vezes até compulsiva.

Em animais com transtorno obsessivo compulsivo (TOC), a alotriofagia pode vir acompanhada de outros sintomas, como movimentos repetitivos, lambedura do flanco ou extremidades, entre outros.

A perversão do apetite mostra-se nociva à saúde do animal, pois corpos estranhos ingeridos podem levar à irritação ou até mesmo obstrução do trato gastrointestinal. Muitos pacientes se mantém assintomáticos por um longo período de tempo até que ocorra obstrução ou outra sintomatologia relacionada (como dor abdominal ou apatia, por exemplo).

O diagnóstico de ingestão de corpo estranho é realizado com o auxílio de radiografias ou ultrassonografia abdominal. A endoscopia também pode ser utilizada como meio de diagnóstico, podendo também, em alguns casos remover o objeto ingerido. A remoção cirúrgica se faz necessária em muitos casos, principalmente na presença de corpos estranhos intestinais.

Texto por: Liége Dembiski

 


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário