Diabetes em cães

16/03/2021

Diabetes em cães

A Diabetes Mellitus é uma das doenças endócrinas mais comuns entre os cães. É uma doença crônica sistêmica decorrente de uma deficiência relativa ou absoluta de insulina, caracterizada por hiperglicemia (aumento da glicose no sangue). A maior incidência ocorre em fêmeas com mais de 7 anos de idade.

Diversos fatores predispõem ao desenvolvimento da doença, sendo os mais importantes: Pancreatite, obesidade, doenças hormonais (hiperadrenocorticismo,), fármacos (glicocorticóides), infecções e predisposição genética. A prevalência de Diabetes vem aumentando consideravelmente nos últimos anos e uma das causas atribuídas a este aumento é a maior prevalência de obesidade nos cães.

O diagnóstico de diabetes mellitus baseia-se em três critérios: os quatro sinais clínicos clássicos (poliúria, polidipsia, polifagia e perda de peso), a presença de um nível elevado de glicose na corrente sanguínea e a presença de glicose na urina. Complicações como catarata, infecções recorrentes, pancreatite e cetoacidose podem surgir com o desenvolvimento da doença. O reconhecimento destas auxilia no diagnóstico e, se não tratada corretamente, pode ser fatal.

O objetivo principal do tratamento é a eliminação dos sinais secundários à hiperglicemia e glicosúria. Uma redução da concentração de glicose sanguínea e manutenção da glicemia quase normal ajudam a diminuir os sinais e evitar as complicações associadas ao diabético mal controlado. São essenciais a administração adequada de insulina, dieta, exercício e/ou o controle de doença concomitante, conforme recomendação do médico veterinário que acompanha o cão.

Monique Comoreto

CRMV:12661