22/04/2021
O Hipertireoidismo é a doença endócrina mais comum nos felinos, caracterizada pela produção excessiva de hormônio pela tireoide, causada na maior parte dos casos por hiperplasia benigna da glândula. Esta disfunção produz diversos distúrbios metabólicos que, se não tratados, podem levar o animal a óbito. Pode ocorrer associado a outras doenças, como a renal, cardiopatias e hipertensão.
A doença acomete, normalmente, os animais idosos e geriátricos, e evolui de forma lenta e gradual. Os sinais clínicos incluem perda de peso, diarreia aumento do apetite, hiperatividade, aumento da ingestão de água, maior quantidade de urina, entre outros sintomas. Porém, é importante ressaltar que muitos gatos não apresentam sinais no início da doença.
Não existe uma prevenção para o hipertireoidismo. Estudos mostram que vários fatores podem estar envolvidos, como genéticos, ambientais, dietéticos e imunológicos. Sendo assim, é de extrema importância a realização de exames relacionados à função da tireoide para iniciar o mais cedo possível o tratamento em caso positivo.
Luciana Hermes Dutra, M.V. Esp. CRMV/RS 12694