Ninho Hospital Veterinário

Prostatite Canina

15/06/2021

Prostatite Canina

A prostatite é definida como inflamação da próstata, geralmente de origem bacteriana, podendo ocorrer com ou sem a formação de abscessos. Essa alteração acomete principalmente cães adultos e não castrados, sendo a Escherichia coli o organismo mais frequentemente isolado nesses casos. Os microrganismos envolvidos na prostatite são os mesmos presentes em infecções do trato urinário, o que sugere que a infecção ocorra principalmente de forma ascendente. Porém, a contaminação por via hematógena também é possível.

Alterações diversas como hiperplasia prostática benigna, cistos prostáticos, metaplasia ou neoplasma, as quais alterem a arquitetura normal da glândula prostática, podem predispor à infecção, pois interferem nas defesas normais do organismo e ainda proporcionam um meio ideal para o crescimento de microrganismos.

A infecção prostática pode ser de caráter agudo ou crônico e os sinais clínicos mais comuns são febre, dor abdominal caudal, esforço para micção e defecação, micção frequente, andar enrijecido, além de edema de escroto e prepúcio. O diagnóstico é feito através da anamnese, exame físico e exames complementares, destacando a ultrassonografia abdominal como método mais utilizado nesses casos.

O tratamento deve ser instituído pelo médico veterinário responsável, de acordo com cada caso, e tende a ser um pouco complexo pela dificuldade das medicações em penetrar o tecido prostático. A orquiectomia (castração) é a prática de escolha para prevenção e também usada como tratamento coadjuvante, auxiliando no controle da infecção. Em casas mais graves, a prostectomia é indicada.

 

Maraína Basso Guterres - CRMV 12935


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário