Ninho Hospital Veterinário

Carcinoma de células escamosas

22/06/2021

Carcinoma de células escamosas

Seu gato é branco ou tem a pele clara e adora ficar no sol?

Muita atenção com feridas que aparecem nas orelhas, pálpebras ou no nariz, elas podem ser carcinoma de células escamosas, um tipo de câncer de pele mais comum em gatos.

Além dos gatos brancos, que são os mais predispostos a desenvolver este tipo de câncer, os que apresentam o nariz rosado e orelhas ou pálpebras amarelas ou brancas também são mais susceptíveis. A idade média do aparecimento da enfermidade é a partir dos 9 anos.

No início, se observa somente uma área avermelhada, que posteriormente evolui para uma ferida superficial que não cicatriza. Sua evolução é lenta e pode levar de meses a anos para progredir. Com o crescimento, podem surgir úlceras e deformidades faciais.

O diagnóstico precoce é essencial para melhores resultados, e o tratamento pode ser bem  invasivo e oneroso, dependendo do estágio. A melhor forma de evitar o desenvolvimento é a restrição de exposição solar, além da utilização de filtro solar. Caso você perceba estas alterações em seu felino, o ideal é submetê-lo a uma avaliação do veterinário o quanto antes para impedir a progressão da doença.

 

Luciana Dutra - CRMV/RS 12694


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário