Ninho Hospital Veterinário

Vantagens e delícias de se ter um pet na vida

22/07/2021

Vantagens e delícias de se ter um pet na vida

Ter um animal de estimação muda a vida de muita gente. Seja simplesmente pela companhia ou pelas lições que essa relação de afeto ensina, a verdade é que o bichinho acaba virando praticamente um membro da família.

Além de serem lindos e bons companheiros, os animais fazem bem à saúde física e mental. Seja sua escolha um gatinho, cão, ou algo mais exótico, como um porquinho-da-índia ou iguana, saiba que há vantagens em ter todos eles por perto. Confira:

Ter um pet reduz o estresse

Você chega em casa depois de um dia caótico, mas esquece tudo isso depois de 5 minutos brincando com o seu animalzinho. Em suma, os bichos de estimação são excelentes companhias no combate ao estresse e não é apenas impressão sua.

Isso é o que diz um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York, nos EUA. Para chegar a esse resultado, a pesquisa testou os níveis de tensão de pessoas em quatro situações: sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal. A ocasião em que as pessoas atingiram um maior estado de tranquilidade foi apenas com o pet.

Faz bem para o coração

Não é um clichê: além do afeto, gatos, cães e outros animais de estimação contribuem para a saúde do coração dos tutores. De acordo com pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, a relação com os pets ajuda a reduzir o colesterol, o nível de triglicérides e pressão sanguínea. Assim, previnem ataques do coração e outros problemas cardiovasculares. 

Diminui a probabilidade de se desenvolver depressão

Acredite: quem tem animais em casa afasta a tristeza. De acordo com um estudo realizado por profissionais da Clínica Médico-Psiquiátrica da Ordem, em Porto (Portugal), o pet ajuda em tratamentos de depressão.

Além disso, a convivência com os bichinhos reduz a sensação de solidão, além da ansiedade. Ao estar em contato com eles, o ser humano produz mais hormônios com a ocitocina, a prolactina e a serotonina, que estão associadas ao humor e bem-estar.

Agora que você já sabe disso tudo, é só escolher o seu pet. Ou melhor, ser escolhido por ele!


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário