Ninho Hospital Veterinário

Pets: muito amor e cuidado desde os primeiros dias

03/08/2021

Pets: muito amor e cuidado desde os primeiros dias

Ter um filhote em casa é uma delícia! Eles são tão fofinhos, estão sempre cheios de energia e prontos para aprontar a qualquer minuto.  Mas os pequenos precisam de cuidados especiais nos primeiros meses de vida e saber tudo sobre isso é o seu dever.

Por isso, preparamos um pequeno guia com dicas de saúde para filhotes que você vai adorar. Veja:

Amamentação dos filhotes

Até os 35-45 dias de vida é o tempo ideal para manter a amamentação dos filhotes, desde que a mãe tenha condições de amamentar. Até lá, os peludos devem consumir apenas o leite materno que já possui os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

O desmame é um processo natural pelo qual os cães passam quando estão com um mês ou pouco mais de vida. Neste período eles podem receber papinhas, ainda intercaladas com o leite.

Adoção de filhotes órfãos

Se você optou por adotar um filhote, precisa saber que nem sempre esses peludinhos tiveram a oportunidade de ter contato com a mamãe e mamar o suficiente para ficarem fortes e saudáveis.  Nestes casos, os cuidados precisam ser redobrados para evitar doenças e garantir um crescimento adequado.

O leite materno é fundamental, pois é rico em proteínas, vitaminas, gorduras. No primeiro dia de vida, os filhotes mamam o colostro, que contém anticorpos que vão ajudar na proteção dos pequenos.

Se o pet não foi amamentado, primeiro, você deve levá-lo para um check-up com o veterinário. Assim como seria se tivesse adquirido o pet de um criador. O profissional irá examinar o pequeno e indicar se precisará fazer exames complementares para saber como está o estado de saúde. Em alguns casos, pode ser necessário dar ao peludinho fórmulas prontas ou feitas em casa para substituir o leite materno.

Alimentação dos filhotes

Quando passam a comer alimentos sólidos, os filhotes devem receber a mesma ração até os 12 ou 14 meses de idade. Essa é a época em que o pet chega à idade adulta, passando a receber a ração adequada para esta etapa.

Os filhotes precisam que sua alimentação seja cuidada com atenção. O ideal é que o peso do pequeno aumente cerca de 25% nos primeiros seis meses de vida. Isso deve corresponder a quase metade do seu peso quando adulto. Por isso, a quantidade apropriada de ração é essencial para o crescimento de um cão saudável. Para selecionar o melhor alimento, conte com a orientação do veterinário.

Vacinas 

Prevenir os pets pequenos de doenças é muito importante e deve começar desde cedo. A vacinação é um cuidado fundamental para todos os pets e deve ter o acompanhamento de um médico veterinário.

Vermifugação

Aos 15 dias de vida os filhotes já podem receber a primeira dose de vermífugo. Para escolher o melhor medicamento e a frequência ideal de vermifugação para seu cãozinho, consulte um veterinário.

Após tantas informações, o melhor a se fazer é contar com a ajuda de um médico veterinário desde cedo, que vai acompanhar de perto a saúde do pet que acabou de chegar e deixa-lo sempre forte e saudável.

O Ninho tem tudo o que o seu amigão de quatro patas precisa, além de muito amor e carinho de toda a equipe. Acesse o site ninhohospitalveterinario.com.br e descubra o mundo de serviços disponível para você e para o seu pet.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário