Ninho Hospital Veterinário

Cuidados com o seu velho amigo

31/08/2021

Cuidados com o seu velho amigo

Se você tem um pet que já atingiu a melhor idade, certamente deve ter percebido que eles não são mais os mesmos que anos anteriores. Por isso, é muito importante se atentar aos cuidados e entender esse período para auxiliar seu pet da melhor forma possível, para que a fase da velhice seja confortável. 

A qualidade de vida é um ponto essencial para que os nossos bichinhos possam envelhecer bem. Mas mesmo com todos os cuidados é importante entender que cada pet é único, portanto, o processo de envelhecimento é diferente para cada um. Os fatores, mais comuns que influenciam o comportamento no período são o porte, ambiente em que vivem e até mesmo a alimentação. 

O primeiro sinal de que seu animalzinho está envelhecendo é simples, eles ficam com pelos grisalhos, isso porque, os pelos começam a ficar brancos em volta dos olhos e do focinho. 

Confira abaixo algumas dicas para cuidar do pet ao perceber que ele chegou na melhor idade:

Alimentação
Os animais idosos, geralmente, têm o ritmo de digestão um pouco mais lento, isso faz com que eles precisem de alimentos de fácil digestão, além de uma alimentação saudável e rica em proteínas. 

Lembre-se de sempre consultar um médico veterinário antes de mudar ou trocar o estilo de alimentação do seu pet, pois antes é preciso ver quais são as necessidades especificas do seu pet.

Mobilidade
Com a idade avançada é comum que você perceba alguns problemas de locomoção, que podem ser problemas como artrite, artrose, problemas nas juntas e até mesmo na coluna. 

Então a dica é procurar manter a caminha ou a casinha próxima ao bebedouro e ao comedouro.

Lazer
Por conta da mobilidade, é bom ficar atento às atividades diárias, mas procurar manter o cão sempre em movimento e ativo. 

Se tiver condições, é bom continuar com os passeios e as brincadeiras, mas sempre tomando cuidado e diminuir a intensidade e a duração das atividades.

Temperatura
O clima é sempre um fator para ficar em alerta em qualquer fase de vida dos pets, pois eles são mais sensíveis às mudanças de temperatura.

Tente sempre manter a caminha e os pertences do seu animal em lugares abertos e arejados, mas em tempos de frio, mantenha-os longe de rajadas de vento e no verão, longe do sol. 

Idas ao veterinário
Assim como nós, os cães e gatos idosos devem sempre manter uma rotina de consultas médicas. Ao chegar na fase idosa, esse cuidado deve e precisa ser redobrado. 

O ideal é que os pets passem por consultas de 6 em 6 meses, ajudando a detectar e prevenir doenças, além de ser um excelente aliado nos cuidados diários.

Muito amor e carinho
Entenda que essa é uma fase nova para ele e que também está se ambientando com ela. Toda a nossa atenção e amor são necessários para que nossos bichinhos entendam que sempre estaremos ao lado deles, independente dos problemas.

No Ninho Hospital Veterinário, cuidamos do seu pet com muito amor e carinho – não importa a idade. Aqui, ele tem especialistas em diversas áreas e a melhor estrutura para consultas, internações, cirurgias e até reabilitação.

Acesse ninhohospitalveterinario.com.br e conheça tudo o que temos a oferecer para o seu amigão.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top