Ninho Hospital Veterinário

Cheirando pela boca? Conheça o reflexo de Flehmen

14/09/2021

Cheirando pela boca? Conheça o reflexo de Flehmen

Se você tem um gato, provavelmente já percebeu essa expressão nele. Boca semiaberta, lábio superior levantado, narinas mais abertas, olhos vidrados e respiração mais ofegante. Essa reação é chamada de reflexo de Flehmen, sendo observada também nos grandes felinos e outros animais (como os equinos). Ela dá a impressão que o bichano está fazendo uma careta ou mesmo sorrindo.

Isso acontece quando o gato tenta detectar feromônios de alguma fêmea em época reprodutiva a fim de acasalar ou mesmo para reconhecer outros gatos do território pelo cheiro de urina ou fezes. Muitas vezes isso ocorre quando ele sai na rua ou sente o vento de fora entrar em casa.

Mas por que ele abre a boca para perceber cheiros?

Bem, isso se dá porque a detecção é feita pelo órgão vomeronasal (ou órgão de Jacobson) que fica próximo aos dentes incisivos (superiores da frente) do animal. É como se ele “cheirasse pela boca” nesses momentos, pois o órgão percebe os feromônios com mais precisão.

Este pequeno órgão está ligado por nervos às regiões do cérebro que controlam o comportamento sexual. Teoriza-se que a resposta de Flehmen aumente o fluxo do odor para o órgão vomeronasal, que retransmite a informação sobre o cheiro para o cérebro.

Achou curioso esse assunto? Fique tranquilo, que no Ninho Hospital Veterinário você encontra especialistas em diversas áreas para cuidar do seu amigão em tudo o que ele precisar.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário