Ninho Hospital Veterinário

Meu pet operou. E agora?

26/10/2021

Meu pet operou. E agora?

A maior parte dos tutores já conhece a importância da cirurgia de castração. Além de evitar uma gravidez indesejada e superpopulação de animais, você previne diversas doenças relacionadas ao sistema reprodutor. Esse procedimento é fortemente recomendado pelos veterinários, sobretudo por causa de seus benefícios.

Contudo, é comum muitos tutores terem dúvidas sobre o pós-operatório da cirurgia de castração. Quanto tempo leva para o animal se recuperar? O que devo fazer para ajudá-lo? O pet sentirá dor? Essas são algumas perguntas que rondam a cabeça dos tutores. Felizmente essa fase é bem tranquila de lidar. 

Os cuidados durante o pós-operatório

Logo após a realização da cirurgia, o pet já pode retornar para casa. O esperado é que o veterinário te instrua e sane todas as suas dúvidas em relação ao pós-operatório . No geral, os cuidados são simples, mas muito importantes para um pet recém-castrado . 

Tente mantê-lo calmo nessa fase, pois movimentos bruscos e repentinos podem abrir a ferida. Impeça que ele lamba ou morda a incisão para evitar infecção e rompimento dos pontos. O recomendando é utilizar um colar elisabetano, pelo menos durante o tempo que estiver longe. A maioria dos animais não gosta da peça, mas o uso é para o bem dele. 

Não se esqueça de dar a medicação prescrita pelo veterinário, muito importante para atenuar dores e risco de infecção. Se a ferida se romper, infeccionar ou estiver causando muito dor ao animal, leve-o imediatamente ao veterinário.

Além disso, é provável que a cirurgia afete as necessidades nutricionais do bichinho. Portanto, é normal que o médico recomende uma mudança na dieta, sobretudo para evitar excesso de peso. Não deixe de trocar a ração se for necessário e siga à risca as recomendações do veterinário. 


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário