Ninho Hospital Veterinário

Amigos para sempre: como os pets são importantes para nossa saúde mental

10/11/2021

Amigos para sempre: como os pets são importantes para nossa saúde mental

Setembro já passou faz tempo, mas um assunto muito importante levantado nesse período e que deve ser debatido com respeito e empatia o ano todo, jamais pode ser esquecido: a prevenção ao suicídio.

E nós, do Ninho Hospital Veterinário, sabemos o quanto a companhia de um animalzinho de estimação pode trazer mais sentido à vida e aliviar a solidão, principalmente em tempos tão incertos como este que estamos vivendo com a pandemia.

 

Quem tem animais sabe que eles trazem muita felicidade para a vida de uma pessoa ou família, mas muitos ainda desconhecem os benefícios físicos e mentais que acompanham o prazer de brincar ou se acalentar com um animalzinho de estimação.

Tutores de pets são menos propensos a sofrer de depressão do que aqueles sem animais de estimação. Pessoas com pets têm menor pressão arterial em situações estressantes do que aquelas sem animais de estimação.

Alguns experimentos já mostraram que, mesmo quando as pessoas com hipertensão leve adotaram cães de um abrigo, a pressão arterial diminuiu significativamente em apenas cinco meses. Brincar com um cão ou gato pode elevar os níveis de serotonina e dopamina, o que acalma e relaxa.

A companhia de um animal de estimação também pode aliviar a solidão, e a maioria dos cães é um grande estímulo para o exercício saudável, o que pode melhorar substancialmente o humor e aliviar a depressão.

O cão terapeuta já é conhecido por trazer benefícios tanto para a saúde física, mental e emocional. Ajuda também pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem, com dificuldades em socializar ou idosos nos asilos. Além disso, os cachorros podem ajudar pessoas com depressão, um dos maiores motivos que levam ao suicídio.

Ter a sensação de vazio, insegurança, insônia, falta de motivação, ansiedade e irritabilidade são sintomas comuns de quem tem depressão e a companhia de um pet pode ajudar e até mesmo resolver esse distúrbio afetivo.

Afinal, ter um animalzinho sempre por perto ajuda a diminuir o estresse, melhora a interação com outras pessoas, nossa atenção e autoestima, além de nos deixar mais saudáveis e felizes.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário