Ninho Hospital Veterinário

Para acabar com o lambe-lambe excessivo do seu pet

20/01/2022

Para acabar com o lambe-lambe excessivo do seu pet

Patas molhadas, base do rabo avermelhada, barriga arranhada, falta de pelo e excesso de coceira podem ser sinais de estresse.

É comum o animal chegar ao consultório veterinário com os pelos das patas de cor diferente do corpo, como se estivesse queimado. Isso ocorre quando o animal passa longos períodos lambendo patas. Alguns chegam até a roer as unhas e retirá-las. Outros podem morder o rabo e região, deixando em carne viva. Esse comportamento não é só em cães.

Os gatos têm o hábito comum de se lamber (“tomar banho”). Porém, quando o felino passa horas e horas nesse comportamento, principalmente nas patas e barriga, fique com as orelhas em pé, pois há um problema.

Indícios que seu animal está se lambendo mais do que deveria

  • Se você chegar em casa e o pelo de uma ou duas patas, ou mesmo uma única parte do corpo, estiver molhada;
  • Se a coloração do pelo da pata mudar;
  • Se começar a falhar pelo em uma única região;
  • Se ele der muita atenção para a pata ou rabo;
  • Se tiver ferida localizada;
  • Se ele lamber mais uma área do que as demais;
  • Se, quando sem atenção, ficar “cutucando” uma região específica;
  • Se tiver alteração do cheiro da pata ou pele.

E agora, o que eu faço?

Se um desses itens é o seu caso, não se desespere. A primeira coisa a fazer é levar ao veterinário. Há diversas doenças que podem aumentar o comportamento de lambedura.  Alergias são os principais causadores. Pode ser por picada de ectoparasitas (pulgas e carrapatos), atópica (ambiental) e até alimentar. Dores podem desencadear esse comportamento também.

Apesar de parecer inofensivo, esse tipo de comportamento pode ter consequências graves. A lambedura pode causar uma ferida na pele, que vira uma infecção. Pode haver contaminação por bactéria, inclusive da própria boca do animal. Em casos gravíssimos, a longo prazo, a infecção pode chegar a acometer o osso.

Se seu peludo não está com dor ou alergia, mas continua lambendo a pata, pode ser estresse. Mesmo não pagando contas e não tendo chefe, os animais podem desenvolver quadros de depressão e ansiedade.

Uma das ansiedades mais comuns é a ansiedade de separação. Esse tipo de problema comportamental é intensificado quando o proprietário passa longos períodos longe de casa.

Assim como os humanos roem unhas quando tensos, os cães e gatos lambem patas para tentarem se acalmar. O tédio é um dos maiores vilões para esse tipo de comportamento. Mesmo morando em uma casa grande com quintal, o cão precisa passear e ter coisas gostosas para roer. Cenoura, maçã (sem caroço) e coco verde são ótimas opções para todas as raças.

Os gatos, apesar de preguiçosos, também precisam de atividade. Mesmos aqueles que parecem felizes quando sua rotina é comer e dormir, podem sofrer com a falta do que fazer. Ensine seu pequeno a brincar. A melhor forma de fazer isso é estimulando com um brinquedo com petiscos dentro.

Dar mais atividades é a principal solução para o tédio. Passeie pelo menos duas vezes ao dia, deixe desafios ou petiscos escondidos em caixas. Dê preferência por brinquedos que durem mais tempo.

Está em dúvida se seu pet tem algum desses sintomas? No Ninho Hospital Veterinário, além de contar com especialistas para consultas, você ainda tem o Ninho Store para encontrar petiscos e brinquedos que vão deixar seu amigo de quatro patas cheio de coisas para fazer. Acesse ninhohospitalveterinario.com.br e conheça toda a nossa estrutura.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário