Ninho Hospital Veterinário

Por que o seu gato quer comer plantas?

31/01/2022

Por que o seu gato quer comer plantas?

E então você compra um vaso lindo pra decorar sua casa e trazer um pouco de “natureza” ao ambiente… e o seu gatinho vai, e destrói tudo! Pode ser bem frustrante e irritar muitas vezes, mas isso não é seu gato sendo malcriado, e não, ele não é vegetariano.

Quem já tentou ter plantas em casas (ou apartamentos, principalmente) com gatos sabe: é praticamente impossível que elas sobrevivam intactas e inteiras. Mas esse é um sinal que donos de gatinhos não devem ignorar.

Por que comer plantas?

Durante seus hábitos de limpeza, pelos soltos podem ser engolidos, causando irritação na mucosa do estômago. Muitas vezes, eles conseguem se livrar do incomodo causando pequenos vômitos, mas se não forem eliminadas ou se acumularem, podem formar bolas de pelos que obstruem os intestinos (conhecidas como fecalomas), dificultando a saída de fezes. Em casos mais graves, é necessário intervir com processo cirúrgico. Plantas também ajudam quando algo não fez bem ao estômago.

As fibras vegetais são importantes, pois ajudam no processo digestivo do animal. Então, quando algo está fazendo mal, ele procura ingeri-las para facilitar a eliminação do mal estar, assim como os cachorros fazem.

No entanto, devemos tomar bastante cuidado para que nosso gato esteja comendo o tipo certo de planta.

O perigo das plantas tóxicas

Por mais que o habito de comer plantas seja muito benéfico para os gatinhos, uma busca rápida por “plantas venenosas para gatos” nos mostra que muitas delas não podem ser comidas por gatos. E quando falamos em muitas, acredite, são muitas mesmo… entre as mais comuns, estão: Kalanchoe (Folha da Fortuna), Hortência, Amarilis, Narciso, Bico de Papagaio, Azaleia, Tulipa, Iris, Costela de Adão, Comigo-ninguém-pode, Antúrio, Babosa, Copo de Leite, Amor Perfeito, Estrelícia, Samambaia, Jiboia, Mosquitinho, Hera, Lírio, Violeta, Begônia, Ficus… entre muitas outras.

Os sintomas por ingestão de tais plantas podem variar desde náuseas, dores e inflamações, até dificuldades respiratórias, paralisação dos membros, sangramento e morte súbita.

Gatinhos de apartamento costumam ser vítimas comuns de intoxicação por plantas, pois eles não possuem uma grande variedade de escolha, e acabam por tentar aliviar sua necessidade em ingerir fibras com as plantas que encontram nos ambientes.

O tipo certo de plantas para gatos: grama!

Sim, é possível comprar vasinhos com a grama já crescendo, ou então uma caixinha plástica com substrato esterilizado (pra não criar fungos) e sementes. Basta abrir, regar, e esperar crescer. Eles amam muito. E atenção apenas com a grama natural, pois muitas vezes ela pode ter sido pulverizada com veneno para insetos.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário