Ninho Hospital Veterinário

Seu gato, além de curioso, é cheio de curiosidades!

15/02/2022

Seu gato, além de curioso, é cheio de curiosidades!

Gatos são animais únicos e fascinantes. Só quem tem um em casa sabe que eles possuem o poder de surpreender seus tutores com suas personalidades diferentes, podendo variar entre calmos, tímidos, brincalhões, irritados, agressivos, gentis e amáveis. 

Seja qual for a personalidade, os gatos também possuem alguns comportamentos em comum. Descubra algumas curiosidades sobre felinos e se apaixone ainda mais por esses bichanos. 

Gatos nascem vulneráveis 
Gatinhos chegam ao mundo pesando pouquíssimas gramas, necessitando do calor e principalmente da mãe felina para sobreviver. Eles nascem pequenos, mas com o aleitamento materno, dobram de peso em torno de dez dias.

Nas primeiras semanas de vida, os filhotes são cegos e surdos, mas dentro de quarenta dias os sentidos se desenvolvem. 

Eles amam descansar
Dormem em média dezesseis horas por dia, variando de acordo com raça, idade, temperamento e clima. Da mesma forma que os humanos ficam sonolentos em dias chuvosos e frios, os felinos também se encontram mais preguiçosos e indispostos nessas condições.

Felinos enxergam no escuro
A visão dos felinos é evoluída, muito melhor que a nossa. Eles conseguem ver tanto de dia quanto de noite, necessitando de apenas ? de claridade para enxergar, em relação aos olhos humanos.

Eles são sensíveis a luz
Mesmo domesticados, os gatos possuem fisiologia de um predador, por isso, seus hábitos são noturnos e seus olhos são sensíveis à luz. A claridade extrema pode prejudicar o bichano.

Gatos pulam alto 
Eles pulam muito alto, são capazes de saltar até nove vezes a sua altura. 

Eles acham que os donos são gatos
Segundo o livro Cat Sense do biólogo inglês John Bradshaw, os felinos pensam que os humanos são gatos gigantes e dóceis. 

O autor explica que o animal leva bichos mortos para casa não para “alimentar” o dono, mas sim para garantir que o alimento estará em um local seguro. Quando o gato morde a presa, percebe que a ração é mais saborosa, deixando-a de lado.

Gatos são higiênicos 
Apesar dos gatos dormirem por aproximadamente dezesseis horas, os outros trinta por cento do dia eles passam se limpando. 

Gatinhos caminham na ponta dos pés 
Diferente dos humanos que necessitam pisar com a planta dos pés, os gatos apoiam somente os dedos no solo para caminhar. Portanto, são animais silenciosos. 

Gatos têm gosto apurado 
Eles gostam de comidas frescas, afinal, ele é um caçador. Se a comida não o agrada, ele pode passar dias sem comer e até morrer de fome. 

Gatos se esfregam
Outra curiosidade sobre felinos é que eles adoram se esfregar, mas não quer dizer que ele está demonstrando afeto, mas sim marcando território. O cheiro produzido por glândulas ficam localizados na parte frontal do rosto.

Gatos possuem um nariz único 
Os humanos possuem impressões digitais para se diferenciar, já os gatinhos têm um nariz de formato único, cada um com sua própria característica. 


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário