Ninho Hospital Veterinário

Diga não à acne felina

17/03/2022

Diga não à acne felina

Já ouviu falar de acne felina? Embora comum, ela pode causar muito incômodo e, nos casos graves, tem de ser tratada com antibióticos. Por isso, preparamos um texto com dicas sobre o problema e como se precaver.

A acne felina é bem comum, mas não menos prejudicial que outras doenças. Ela surge pelo mesmo motivo que nos humanos, uma produção excessiva de gordura em uma determinada região da pele. O queixo dos gatinhos é a área comum para o surgimento de acnes, pois eles não alcançam a região na hora do “banho”.

Na fase inicial, surgem pontinhos pretos que inflamam e tornam-se bolas de pus, fazendo com que os gatos comecem a se coçar. Quando o estado intermediário não é tratado e o gatinho coça até se machucar, algumas infecções mais sérias podem surgir.

Quase sempre, o melhor remédio é a prevenção. Veja algumas dicas do que pode ser feito para diminuir as chances de uma acne felina se desenvolver no seu amiguinho:

Não utilize comedouros de plástico

Nesses potinhos, acontece uma coisa que nossos olhos não enxergam.  O plástico é poroso, facilitando bastante para algumas bactérias se alojarem em micro buracos no potinho. Quando o gatinho toma água, essas bactérias vão direto pra ele, e isso pode causar a acne felina. Utilize potes de cerâmica ou vidro, pois eles não darão espaço para essas bactérias.

Estresse

Assim como nos humanos, o estresse afeta o corpo do felino, diminui a imunidade e aumenta a produção de hormônios. Essa produção, combinada à imunidade baixa, é um convite para bactérias. Identifique o que anda estressando seu gatinho, brinque muito e disponibilize brinquedos que ele goste.

Limpeza

Quando o gato toma seu “banho”, ele não consegue limpar o queixo direito, pois não alcança a região. Cabe a você ajudá-lo com a limpeza dessa área de vez em quando com um pano macio e úmido.

Leve seu gato regularmente ao veterinário
Caso ele tenha algum problema, poderá ser identificado mais cedo e aumentar as chances de recuperação.

O Ninho possui diversas especialidades veterinárias, loja de brinquedos e ração, e conta com recepção exclusiva para felinos, diminuindo o estresse deles nesse momento pré-consulta. Acesse ninhohospitalveterinario.com.br e conheça todos os nossos serviços.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário