Ninho Hospital Veterinário

Cuidados com a saúde respiratória dos pets

19/06/2022

Cuidados com a saúde respiratória dos pets

A temperatura caiu, os cobertores quentinhos saíram do roupeiro... Mas e a saúde respiratória do seu pet, como está?

No inverno é preciso redobrar os cuidados com o seu bichinho, tanto no estilo de vida como na saúde, fortalecendo a imunidade e prevenindo doenças como gripe, asma, bronquite, rinite e pneumonia. Os sinais de alerta incluem coriza, secreção nasal e nos olhos, conjuntivite e tosse, além da falta de vacina ser um fator de risco. A vacinação contra a gripe, específica para os pets, é importante para prevenir doenças nas estações mais frias.

Os problemas de ordem respiratória podem variar de gravidade e tendem a aumentar no inverno em consequência do tempo frio e seco, ambientes com pouca ventilação e contágio por outros animais infectados. Os gatinhos, por já serem animais mais sensíveis, são ainda mais propensos a desenvolver quadros respiratórios.

Precisa de dicas para cuidar da saúde do pet no inverno?

A prevenção dessas doenças se dá com ações simples, como uma alimentação de qualidade, atenção à higiene e às necessidades do animalzinho. A imunidade também é importante, e além da vacinação anual dos cães contra a gripe canina e da vacina polivalente para gatos, é preciso conversar com o médico veterinário que acompanha seu amigo peludo para avaliar, individualmente, as necessidades do pet e indicar o melhor método de prevenção e imunização.

Confira outras dicas de prevenção de síndromes respiratórias em cães e gatos:

  • Manter os ambientes quentinhos, com cobertas no local em que o pet dorme;
  • Manter a circulação de ar em ambientes com mais de um pet;
  • Evitar passeios em momentos de muito vento. No caso dos gatos, não permitir que eles fiquem nas janelas teladas quando estiver ventando muito;
  • Não deixe o pet úmido ou molhado, seque-o imediatamente ao chegar em casa após passeios;
  • Cuidado com as roupinhas, certifique-se de escolher um tamanho adequado que deixe o pet confortável;
  • Para pets que sentem muito frio, uma bolsa de água quente debaixo das cobertas irá deixá-lo quentinho;
  • Mesmo com o frio, estimule o pet a beber água;
  • Mantenha em dia a carteira de vacinação do pet;
  • Algumas doenças, como asma e rinite, podem ter causas ambientais. É importante identificar e eliminar do ambiente.

Os tutores devem ficar atentos a qualquer sinal de alteração de saúde do pet, como remela, espirro, tosse, apatia e secreção nasal. Se notar qualquer sintoma deve levá-lo ao veterinário, pois só ele poderá diagnosticar corretamente e definir o melhor tratamento.

Como os felinos sofrem mais com essas doenças, dê uma atenção especial à saúde do seu gatinho, avaliando cuidadosamente a respiração do bichano. Trabalhamos com especialista em felinos para proporcionar mais bem-estar ao pet.

Para cuidar do seu melhor amigo de quatro patas com carinho, não deixe de seguir essas dicas. Além da vacinação, mantenha o checkup em dia para garantir a qualidade de vida dos cães e gatos durante toda a estação. Cuide com amor de quem é tão especial na sua vida, cuide da sua família peluda com responsabilidade e carinho. E, se precisar, o Ninho Hospital Veterinário está aqui para consultas periódicas, exames de imagem, plantão 24h, internação e acolhimento completo.


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário