Ninho Hospital Veterinário

Doença cardíaca

03/08/2022

Doença cardíaca

Assim como seres humanos, cães e gatos também podem ser acometidos por cardiopatias, também conhecidas como doenças do coração. Quando presente, a doença cardíaca pode se desenvolver gerando sinais clínicos importantes (insuficiência cardíaca) que podem levar o animal a óbito caso a terapia não seja instalada a tempo.

Em cães de pequeno porte (Poodle, Yorkshire e Shitzu) as doenças valvares apresentam maior prevalência, e aqueles acima de 7 anos são mais acometidos por esta, que é caracterizada por valvas ou válvulas cardíacas degeneradas e espessadas.

Diferentemente, os cães de grande porte (Dog Alemão, Boxer e Labrador) apresentam degeneração da musculatura do coração, que se torna incapaz de contrair e ejetar o sangue adequadamente. Cães de qualquer idade podem ser acometidos pela doença.

Semelhantemente, os gatos adultos também apresentam propensão por doenças musculares cardíacas, contudo, a musculatura cardíaca dos felinos apresenta-se mais espessada ou vulgarmente mais grossa. Esta condição impede o adequado enchimento do coração por sangue, gerando consequentemente sinais de insuficiência cardíaca.

Por fim, as doenças cardíacas podem afetar animais de qualquer idade, inclusive filhotes. Ao nascer, cães e gatos podem apresentar malformações no coração e grandes vasos, que a depender da gravidade, impedem o adequado funcionamento do coração e contribuem para o desenvolvimento da importante síndrome conhecida como insuficiência cardíaca congestiva.

Insuficiência cardíaca congestiva. Quais os sinais que o animal apresenta? Como evitar? Quais exames fazer? Meu gato/cachorro tem doença no coração, ele vai desenvolver esta síndrome?

Perguntas importantes! Nos acompanhe, em breve conversaremos sobre esta síndrome tão temida.

 

Raimy Martins


Gostou do Artigo? Compartilhe agora mesmo.

back to top Back to Top
WhatsApp Ninho Hospital Veterinário